Música na Comunidade: ação em Sobradinho no Distrito Federal recebe apoio do Criança Esperança

Proporcionar a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade alternativas saudáveis. É isso que o projeto Acordes da Vida faz há 10 anos em Sobradinho, no Distrito Federal. Diversas ações oferecem educação e cidadania por meio do trabalho promovido pelas Obras Sociais Jerônimo Candinho, entre eles o voltado à Música e à Educação Ambiental. Neste ano, o projeto recebe o apoio do Criança Esperança, promovido pela Rede Globo.

Os ritmos embalam, a possibilidade de um instrumento encanta e mostrar aos pequenos a beleza da própria voz faz parte do trabalho desenvolvido pelo professor de música Alan Moreira. “O grande prazer é saber que nós estamos transferindo conhecimento, estamos tendo a chance de ajudar mais jovens a sair do risco social”, conta, com brilho nos olhos. Diretamente são beneficiados 50 crianças e jovens, mas o impacto da ação se dá na vida de 175 pessoas. 

Gente como a Camila Soares, que fez parte do projeto como aluna no ensino fundamental e hoje atua como voluntária. Para ela, a oportunidade de transmitir um pouco do muito que aprendeu faz a diferença: “Graças a Deus que a gente teve a oportunidade desse projeto, porque tudo isso a gente aprende aqui: a respeitar a natureza, respeitar o meio ambiente,  e a parte mesmo moral, ética, de ser uma pessoa de bem, valorizar as coisas”. 

Atualmente ela atua desenvolvendo as habilidades manuais das crianças menores, que tem entre 4 e 14 anos, por meio do artesanato, e observa como isso colabora no futuro de meninas e meninos: “Eles saem mais fortalecidos daqui para enfrentar o mundo lá fora”.

Você pode colaborar para a manutenção desse projeto, que acontece durante todo o ano. Saiba como entrando em contato com a equipe ou visitando a Instituição.